Lucas Bezalel

Primeira Igreja Batista de Jundiaí – Casa de Deus

A Casa de Deus foi meu primeiro desafio de grande proporção na área do Branding & Planejamento Estratégico focado em Igrejas. Eu tinha acabado de estudar um material amplo do Josué Campanhã (Referência na área de Planejamento Ministerial) e também finalizado um curso de Branding da Brandster School(Acredito ser a melhor escola de branding do Brasil).

Tudo estava muito fresco em minha memória e a fome também para aplicar cada nova solução ministerial que havia aprendido era muito grande.

Como tudo começou…

Renatinho, ou Renato, foi o grande propulsor para que a igreja vivesse este processo, se conectando comigo. Ele foi enviado pela equipe ministerial à Conferência da Escola de Tecnologia do Reino que aconteceu no ano de 2016 em Curitiba. Lembro-me dele me encontrando em um dos corredores da igreja, agradecendo a iniciativa do evento e também dizendo que entraria em contato em alguns meses pois era de uma igreja grande de São Paulo que precisava muito me conhecer.

Ficamos nisto e acredito que após uns 3-4 meses, já em 2017, Renatinho me liga, convidando-me para dar um workshop em um evento ministerial da Igreja.

Quando cheguei na igreja, na época, me surpreendi com o tamanho e a estrutura que a Igreja possuía. Um ministério com mais de 3mil membros, estrutura para rádio, livraria, átrio como templo de anexo, equipe de comunicação com pessoas integrais, mais de 20 ônibus que buscam os irmãos na igreja, tudo aquilo foi surpreendente para mim! Pode uma igreja deste tamanho e porte ministerial, receber um Davi tão pequeno quanto eu? Deus faz coisas inimagináveis.

Bom, dei meu workshop para os criativos da Igreja sobre Design Thinking aplicado à solução de problemas com inovação. Foi incrível a experiência! Muitos testemunhos e histórias bacanas deste dia.

Aproveitando minha estadia, marcaram uma reunião com toda equipe de comunicação. Lá, conversei com a Vânia, na época Líder do Ministério, que me revelou a grande necessidade ministerial de construir um projeto de Branding Completo para Igreja que fosse liderado por alguém de fora da igreja.

Apresentei meu Projeto ao Ministério e voltei para Curitiba. Passado algumas semanas recebo a ligação da Casa de Deus para iniciarmos as atividades. 

A PRIMEIRA FASE – PESQUISA

Na fase de pesquisa identificamos que havia uma dificuldade no fluxo de processos ministeriais. Desde pedidos para desenvolver artes gráficas para comunicação, até reuniões para conferências ministeriais. Era necessário um organograma.

Para criar um organograma, é importante entender quais são os setores ministerial, seus líderes e liderados e quem depende de quem no processo. Na análise de SWOT identificamos que haviam 120 Ministérios. 

Alguns eventos, eram tão grandes no ministério que tinham líder, vice-líder, e até todo marca e todo material gráfico criado.

PRIMEIRA SOLUÇÃO – FLUXO DE PROCESSOS

Com Base em outros modelos de organograma ministeriais, onde a igreja é dividida por áreas Ministeriais, filtramos todos os ministérios menores para áreas por propósito ou faixa etária específica, sendo as áreas ministeriais gerais da igreja: Oração, Ensino, Ajuda, Business, Kids, Homens, Ellas, Criativo, Comunicação, Esportes, Ensino, Celebração, Missões, Evangelismo, Melhor Idade, Organização, Novos Membros, Editora e Música. Todas as sub-áreas ministeriais, estão ligadas à alguma área ministerial, das 19 citadas acima.

 

Criamos dentro desta realidade, o Coração da Casa – Um ministério responsável pelo núcleo de ações ministeriais que a igreja desenvolve. Ele é presidido por um líder comunicador que recebe como anfitrião, reuniões de brainstorm periódicas sobre os eventos que a igreja deseja realizar, juntamente com o líder do Ministério que deseja criar o evento, o líder da comunicação e o líder do criativo, organizando Talks Criativos.

SEGUNDA FASE – MISSÃO, VISÃO & VALORES

Segundo a pesquisa interna que realizamos com a liderança, era notório a divergência de pensamento e clareza sobre quais eram os valores ministeriais, qual era a visão da Igreja e qual era sua missão específica. Isto se dava ao fato, de que o ministério estava passando por uma transição de liderança. Pr. Jorge Navac estava se tornando Pastor Emérito, enquanto seu genro, Pr. Clóvis Pontes, estava assumindo a liderança e a presidência da PIB de Jundiaí. Esta transição não só afetava o futuro ministerial como também o momento presente que a igreja se encontrava. Para isto, sentei com os membros mais velhos da igreja para entender o que era a Casa de Deus para eles, também pedi para que as crianças mais novas do ministério desenhassem como enxergavam a igreja. E passei diversas horas de conversa com o Pr. Clóvis bem como lendo seus textos e materiais sobre a visão ministerial da Igreja. Queríamos honrar o legado do Pr. Jorge até este momento e prosseguir para uma igreja irresistível ao longo do tempo sem perder sua essência.
 

MISSÃO

“Amar a Deus, Servindo Pessoas, Fazendo Discípulos.”


VISÃO

“Sejamos uma igreja apaixonada por Deus, de profunda intimidade com Cristo e que escuta a voz do Espírito Santo através do louvor, da Palavra e do envolvimento ministerial buscando experiências de fé e um relacionamento intenso com o Mestre. Como resultado, seremos uma igreja que cuida e serve às pessoas, transforma estranhos em família e produz discípulos Daquele por Quem somos apaixonados.”


VALORES

Na criação dos Valores da Casa de Deus, pensamos em princípios que fossem explorados em vários contextos: 

  • Valor em relação à fé;
  • Valor em relação à igreja local;
  • Valor em relação às minhas responsabilidades e Testemunho de Cristão;
  • Valor em relação ao próximo e à minha família. 
Com isto, é possível o membro não só conhecer um valor da igreja, como também praticá-lo, andar por ele e viver através destes princípios pré-estabelecidos. 
 

TERCEIRA FASE – POSICIONAMENTO DE MARCA E IDENTIDADE VERBAL

Posicionamento de Marca - Consultoria para Igrejas
Tom de Voz - Consultoria para Igrejas - Casa de Deus - Lucas Bezalel

QUARTA FASE – IDENTIDADE VISUAL

A Marca antiga da Igreja tinha algumas dificuldades claras: 

– A membresia não entendia muito bem o significado do símbolo, alguns achavam que era uma nave, outros achavam que eram três pessoas dando as mãos com uma chama no centro, outros viam um peixe, resumindo – o significado não tinha clareza. 

– As cores não eram uníssonas entre si e a aplicação em tamanhos pequenos dificultava a comunicação.

A nova proposta de marca desejava trazer clareza, sincronicidade para a marca e leveza para toda a comunicação.

Neste contexto, pensamos em um símbolo que estivesse ligado à tipografia e fosse de fácil entendimento pela membresia.

E Foi assim que nasceu a Marca da Igreja Batista Casa de Deus. Abaixo você pode conferir mais alguns materiais que foram produzidos para eles.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Onde Estou?

Joinville

Santa Catarina, Brasil

Contatos

Social

© Copyright 2014 – 2022 Lucas Bezalel. All right reserved.

Preencha seus dados para iniciar o seu cadastro:

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá,
Posso ajudar você?